Dicas para fazer o cabeçalho do blog

|



Já me perguntaram várias vezes coisas do tipo "De onde você tira inspiração para os designs?". Bom, neste post eu vou tentar responder essa pergunta mas de um jeito um pouco diferente. Vou contar como é o "processo" de criação de designs da Liah! ;D Bom, então vamos ao passo a passo!


Sempre quando vou fazer a imagem de topo de um blog (cabeçalho) eu começo escrevendo o nome do blog e procurando uma fonte que combine com a proposta do blog. Vou tentando várias fontes até encontrar uma que me pareça boa. Acho isso importante porque o nome do blog é o que deve ficar marcado na mente dos visitantes, e portanto, deve ter destaque. Começar pela fonte também ajuda a fazer com que todo o resto da imagem se harmonize com ela. Um dos erros mais graves que acho que se pode cometer em um design é a fonte não ter nada haver com o restante do blog. Fica estranho e enfraquece o nome do blog. Por isso tentem sempre começar pela fonte e depois fazer com que tudo combine.


Depois da fonte escolhida, hora de colocar as fotos! Recomendo que sejam todas de uma mesma pessoa e de um mesmo photoshoot (sessão de fotos). Fica mais harmônico acho essa é a palavra do dia rs. Outra dica também é nunca deixar as fotos "cruas" ou seja, sem nenhum efeito, do jeitinho que você salvou da web. Um simples contraste a mais já faz diferença, então teste alguns efeitos que realcem as cores da foto e escolha o que ficar melhor. Eu levo muito tempo para escolher as fotos, a não se quer eu já tenha visto fotos que me chamassem atenção e tivesse decidido fazer um design com elas. Geralmente essa é a minha inspiração, ver fotos. Então quando quiser fazer um novo lay, navegue pelas galerias de artistas que você gosta. Comigo sempre dá certo. Mas se você quiser fazer um design com ilustrações afins, dê uma procurada no Deviant Art por essas palavras-chave: ilustration, digital art, PNG, brushes, psds e cute.


Sempre tem aquelas coisinhas a mais que a gente usa para dar aquele "tchan" no design não é? Eu particularmente adoro brushes vintage e com efeito de colagem de agenda (aqueles de recortes, desenhos, papéis,etc.) Flores também me inspiram sempre. Mas eu tenho sempre cuidado para não sobrecarregar de imagens. Primeiro porque fica feio, segundo porque deixa a imagem mais pesada para carregar. Para facilitar na hora de combinar os brushes, use todos de um mesmo pacote ou do mesmo artista. Mas pode mesclar vários também, desde que se tenha bom senso para isso. Preste sempre muita atenção as cores e a temática central do design, para que nada fique brigando.

Dicas extras!

Antes de começar, estabeleça um tema ou uma cor central. Se quiser uma coisa mais alegre, coloque como cor principal: rosa, laranja, azul claro, ver limão ou lilás. Se quiser algo mais fofo ou vintage, use cores pastéis (bem clarinhas), e se quiser algo mais sóbrio, baseie-se no preto, branco, vermelho, roxo ou azul escuro.

A inspiração vem de vários lugares, então tente prestar atenção ao que te inspira quando você faz um design legal, e depois procure ver coisas similares para se inspirar.

Se inspirar é diferente de copiar. Você pode sim tirar inspiração de outro site, mas fazer um design super parecido já é plágio! Cuidado com esse limite.

Kissus,

Liah

76 comentários

  1. Amei, vai me ajudar bastante :D
    http://the-blitzkrieg-bop.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que lindo que ficou aqui. Flor você sempre se superando e surpreendendo a gente. ^^

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas Lyah!Como fez para colocar essa ''rebarba'' de papel ao lado do post?


    Beijos

    blogdagi1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas Liah, me ajudou bastante,haha

    http://girlsrepublic-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu crio os meus próprios banners com gráficos que faço a partir de imagens reais :) Por exemplo o meu ultimo foi inspirado na última campanha publicitaria da Louis Vuitton, queres ver?? elliecasedesigns.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas , gente to tentando alcançar 150 seguidores por favor ajudem liah ajuda lá amu seu blog !

    ResponderExcluir
  7. Dicas preciosas!
    E concordo com você, a escolha da fonte é fundamental...
    O primeiro banner que eu fiz foi o do meu blog, é bem simplesinho, mas achei que ficou bom...
    Se quiser dar uma olhada:
    http://elfadophotoscape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, só queria pedir uma coisinha: como não faz nem 1 mês que entrei na blogosfera, queria saber uma coisa: qual é a diferença entre parceiros e afiliados?
    Porque me parece tudo a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  9. Own! Estava com saudade dos seus posts! PERFEITO veio bem na hora que eu precisava! O novo desing está lindoo! Perfeito ficou tão fofo aquela"arte" com a Katy lá em cima *.*
    Beijos! Maitê
    Ah! Está rolando um sorteio muito legal lá no blog de um acessório :)Se quiser participar...
    http://pinkcatsflashpug.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amei o post! Imagens boas são essenciais. Tenho 1000 e poucas fontes no meu pc haha
    http://cantoseencantosdahellen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu amei as dicas!
    perfeitateen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. ótimas dicas adoreei e adorei esse design , poderia dar dicas de umas fontes seria legal
    Beijos :* http://www.pdisturbia.com/

    ResponderExcluir
  13. Dicas mais que perfeitas! O problema é que eu fico sempre em duvida se vou pro teen, rock , kawaii ou vintage D:
    Stephanie ~~> Garota do Olhar Sincero *-*

    ResponderExcluir
  14. BEM LEGAL O POST!
    BJ
    WWW.GIRLSTYLISH.COM

    ResponderExcluir
  15. Leitora de mentes. Tava pensando no meu cabeçalho e aí, TChân, vi esse post. Valeu viu?

    4-Brownies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito boa as dicas Liah! Eu prefiro um cabeçalho mais delicada, nunca pensei em fazer nada rocker! Mas fica lindo de todo jeito!! Só tem que tomar cuidado né, porque muita gente comente o famoso plágio, e acaba se esquecendo que existe a inspiração. Como você disse.
    Beeeijos.
    Batom De Framboesa

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas Liah, com certeza vão me ajudar bastante no meu próximo layout <3
    www.viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas, quando faço meu cabeçalho depois de tres tentativas eu faço um bom, rsrs.
    Beijooos Liah!
    www.tutoriar.com

    ResponderExcluir
  19. Meu cabeçalho vai ter um tema nova york mais não sei que png usar gente que artista ou modelo combina com um lay de nova york?

    ResponderExcluir
  20. Agora meus cabeçalhos vão ficar bonitos de vez haha
    Amei as dicas, também acho que a fonte tem que combinar com o blog. AAh eu nunca usei fotos, mas to pensando em usar, fica tão lindo! Sempre fiz com brushes, mas é bom inovar haha Linda, que programa vc usa pra fazer essas lindezas? Se for photoshop faz uns tutoriais? (tenho aqui mas n sei usar *o*)

    Linda, entrei aqui e dá recado de malware, diz que tem conteúdo de buscapé (um site reconhecido por distribuir malware segundo o que tava escrito) entrei do mesmo jeito pra te avisar *-*

    Beijos, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  21. Ótimas dicas, como sempre né Liah ? haha

    Acompanho seu blog a pouco tempo, um pouco antes de você voltar a postar, e amo muito ele desde então *-*
    Assim, como você tem uma fama devido ao seu blog e tem muitos seguidores e é uma excelente blogueira, queria saber se você poderia visitar meu blog para me dizer o que acha sobre ele e se acha que ele tem algum futuro, pois ele é bem novinho e tem bem pouquinhos seguidores . Mas se você não puder, eu entendo :3
    Obg desde já :D
    Beijinhos ~ Generation Love

    ResponderExcluir
  22. Amei o post! Acho que o cabeçalho é fundamental num blog, é a primeira coisa que olho num detalhe. Beijos ♥

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  23. Adorei as dicas, achei bem úteis, porque na minha opinião o cabeçalho é o que chama a atenção das pessoas em um blog, pelo menos acha muito a minha atenção.
    Ainda bem que o cherry bomb voltou, estou muito feliz ;D
    quackzoom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, porfavor, leia meu comentário :( , meu blog, o tresh teen é bonitinho e tal, mais eu precisava por aquele menu que jáa vem no blogger, entende ? Mais ele aparece na lista já adicionado, mesmo eu nao tendo adicionado ele ! Me ajude, porfavor ! beijos

    treshteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. aah muito boas as suas dicas! acho muito importante as cores e as fontes!e a qualidade das imagens.
    Uma Garota Única

    ResponderExcluir
  26. Que boa essas dicas, amei mesmo, estava precisando ler um post sobre essas dicas em rsrs! Faz tempo que não entro aqui, amei você ter voltado com o blog, sucesso !

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. AAh, adorei as dicas! Eu sempre uso a meesma fonte para o nome do blog, porque quero deixar uma idéia de 'marca' sabe?! Como uma marca que quase nunca muda de fonte...rsrs
    Confesso que eu sou meio 'sem imaginação' na hora de escolher as imagens e mesclar com os bruches, queria muuito ter mais noção disso! Mas me cooooonta como que você faz pra deixar a fonte do título com esse toque de 'relevo'? Acho isso lindo!

    Beeijo amore!
    http://www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas *-*
    Ah, Liah, uma pergunta: Qual photoshoot você usou no cabeçalho do blog?

    Bezos ^^
    http://blog-sweetpoison.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Liah, eu não entrava no CB a muito tempo, eu sempre entrava para pegar tutus, mais quando eu li a postagem de você dizendo ADEUS, eu quase chorei aqui, eu fique realmente muito tocada, você não deve lembrar de mim, por que eu nunca comentava, mais eu sempre li os seus posts, eu só comentei de verdade no post de despedida, hoje eu entrei aqui e de verdade me assustei, mais eu estou muito feliz, a mais ou menos 2 semanas eu deixei o meu blog, eu não tinha nem uma ideia para post, eu estava recebendo poucas visualizações, e então eu o deixei, mais eu realmente sinto muita saudade dele, eu não escrevi nem uma postagem de ADEUS se não eu ia acaba chorando, me desculpe pelo comentário tão grande, mais eu realmente não sei oque eu faço, você acho que eu volto com o blog?
    Muito Obrigado,pela atenção<3
    Beijinhos
    Fer>> garotasrosachock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei essas dicas =) Estou mesmo pensando em fazer um cabeçalho rs *-* Bjs

    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. você pode fazer um tutorial de como deixar a área de postagem com esse fundo de " folha de caderno ", por favor?
    Obrigada, amo seu blog!

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post, achei super interessante, ainda mais para o leitor que é inexperiente no assunto! Amei

    http://blog-garotaveneno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Super legais as dicas, concordo com tudo, acho que a fonte é um destaque por que vai estar escrito o nome do blog, às vezes frases, o link do blog, e etc. Acho que as fotos são a parte mais importante, nem sempre tem a necessidade de ser fotos, mas brushes também, eu acho que tudo tem que estar em equilíbrio, para que o cabeçalho fique lindo, assim como o do CB, que tem a letra linda e com um efeito meio degradê que deixa ela linda, e as fotos da Katy, como sempre lindo :)
    Uma cor tem que ser estabelecida antes de começar. Se inspirar é uma coisa, copiar é outra. Todo mundo já se inspirou em algo que gostou pra fazer no blog né? Ótimas dicas, muito boas para aqueles que não tem ideia de como fazer e que não tem experiência :)

    Beijos,
    www.tothegossipgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá Adália Sá , sou dona do blog Planeta Png , e seu blog foi escolhido para ser o blog do mês de maio , Confira http://planetapng.blogspot.com.br/p/blog-do-mes.html

    ResponderExcluir
  35. Haay Cherry vc sabe bem como criar um cabeçalho perfeito s2 Bezões Luuh
    Rawr Girl ~> teenstyle.com

    ResponderExcluir
  36. Que bom que vc voltou liah, senti muito a sua falta, beijões. !!!

    Beijos :*
    http://sweet-flower-laura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Olá, Adoreei seu blog tá de parabéns !
    bem tou começando do zero meu novo blog e queria sua ajuda para fazer o sucesso que meu blog antigo teve , segue ele por favor ? assim que você segui deixa um comentário dizendo que seguiu para eu retribuir !
    Ficaria muito grato : Pedro
    http://things-to-you.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Liah, adoreei muito a dica.

    http://teen-girl-luuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Para mim, é uma das coisas que mais me dá trabalho na hora de fazer um Layout novo...
    Passo horas e horas tentando achar algo de interessante e que realmente se encaixe com a proposta do Blog como vc mesma falou!
    Bjão Liah! Té mais <3
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oi Liah! Acompanho seu blog há pouco tempo (um pouco antes de você voltar), e fiquei muito feliz ao saber da sua volta! Seu blog é muito útil para edição dos meus layouts, queria agradecer pelos tutoriais (; Inclusive coloquei o seu blog em "Inspirações - Sobre o blog". Dá uma conferidinha porfavor? http://garotavertigem.blogspot.com.br/ Obrigado!!

    ResponderExcluir
  41. Oiie floor !! tudo bem ??
    Eu gostei muito do seu blog, dos tutoriais, downloads, posts, etc... e que layout LINDOO !!! eu já estou seguindo seu blog !!!
    segue o meu também, please !! http://rosachicletedaluuh.blogspot.com.br/
    Brigadão, seus tutoriais me ajudaram muito !! muito sucesso pra vc floor !! continue assim que vc vai longe !! ^^

    ResponderExcluir
  42. Adorei, dicas otimas, a criatividade e super importante, antes de fazer um header, qualquer coisa gosto de sempre visualizar primeiro em minha mente

    http://www.perfeitinhablog.com/

    ResponderExcluir
  43. Eii Liah, gosto muito do seu blog. Venho consultando ele diariamente, e, ele me ajuda muito. Esse post me ajudou bastante, pois não tinha nem noção de como começar o blog quando eu fiz ele. Muito obrigado pelas informações. Beijo, beijo. Marii L.
    http://carinoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oie! Amei o post, eu que faço encomendas sempre tenho problemas na hora de escolher a fonte e também de ter inspiração. Enfim essas dicas são muito úteis,tanto para quem faz encomendas até blogueiras iniciantes que querem fazer o próprio design ;-)
    Kissus!
    blog-bola-de-chiclete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Arrasou nas dicas Liah! Estou montando um novo design e uns dos meus ''desafios'' na hora de montar o design é o cabeçalho, sempre tenho uma duvida ou outra! Suas dicas serão super úteis!

    Bjs

    http://magicmih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Nossa lya, seu blog é muuuito bom, obg, graças as seus tutoriais de html consegui dxar meu blog mais bonitinho hahah adoro postar no meu blog, me deixa feliz, e maios ainda agora q ele tah ajeitadinho :] o problema é q eu tenho q fazer o lyout no paint mas n da pra abrir mais de uma imgen, nao teria uma dica de programa pra faze? :] mais uma vez obg! bjbj

    pappergiirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Olá Liah , sou blogueira e vi em vários blogs que o título da postagem está centralizada e com sombra, queria saber como se faz!

    Ass: yasmin azevedo *
    s2eem.blogspot.com.br
    bjoos ^.^

    ResponderExcluir
  48. Liah, eu adorei essa postagem, as dicas estão ótimas, me ajudaram muito!
    Retribui?
    www.girltuni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Lia, fiquei sabendo só agora que voltol, fiquei muito feliz.
    Amei o post, de todo o design, o mais difícil p mim é o cabeçalho. Suas dicas ajudaram demais :)

    Beeijos,
    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  50. Ówwn, obrigada pela visita amore! Amei as dicas, vou ver se acho mais tempo pra ler tutoriais na internet...com a faculdade, o tempo diminuiu bastaante! Aliás, tu tbm ia fazer facul né? Boa sorte pra nóós...rsrsrsrs

    Beeijo fofa!
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  51. Amei as dicas, me ajudou bastante com o layout do meu blog! Obrigada.


    http://omg-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Nossa seu blog é linda em flor,perfeito.Estou te seguindo e amei seu blog,seu post me ajudou muito pq eu sempre fico perdida quando o assunto é cabeçalho.Sei lá,eu travo e não tenho ideias,agora eu to tendo umas otimas.
    E queria te dizer que ue baixei o seu theme para tumblr que vc disponibilizou : http://tumblr2bloggerlayout.blogspot.com.br/
    e amei.

    Tbm baixei o template DELICADE tbm free, E ele é lindo de mais ,queria saber se posso usa-los livremente ^^

    ResponderExcluir
  53. oie liah adorei a post aprendi bastante a fazer cabeçalhos de blog adorei mesmo se puder retribua a visita no meu blog ???
    www.menina-incrivel.blogspot.com comecei o blog faz pouco tempo!

    ResponderExcluir
  54. Amei as dicas Adália
    e claro seguindo aqui.
    www.cereja-com-morango.blogspot.com bj :)

    ResponderExcluir
  55. Oi linda! Eu vim aqui fazer uma pergutinha super boba :p MAs que eu não sei.Eu enjoei dos afiliados lá do blog em imagens e queria colocar somente os links dos blogs,sei que o gadget próprio pra isso é o "lista de blogs" só que quando o adicono com os links dos blogs e tal, fica um em baixo do outro e não um do ladinho do outro como o seu...Entendeu (espero que sim)
    você poderia me explicar? Um beijo!
    http://pinkcatsflashpug.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Lia no tutorial de colocar menu no cabeçalho do blog, eu fiz tudo certinho, sendo que o gadget não fica na mesma posição do cabeçalho ele fica mais pra direita, ficou feio :/// Tem posicionar?

    ResponderExcluir
  57. Oi flor. As dicas são ótimas mas mesmo assim me embanano toda pra fazer o meu ahha

    Beijos

    Ps: Fico feliz que esta de volta :)

    ResponderExcluir
  58. Adorei o blog, muito lindo, parabéns mesmo, amei. E sempre vou estar por aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Super amei as dicas,vou TENTAR fazer um cabeçalho para o meu blog,sempre quis aprender >.<

    team-lovely-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  60. Adorei as dicas e também o blog! Estou seguindo com certeza agora vou tentar fazer um layout para mim! <3

    modaetutorial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  61. Tentando aplicar aqui as dicas ;)
    Inicio de blog ... http://mulheresjuntas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. Oii, gostei muito da segunda etapa que você deu ate o link de um blog e tal's pra gente achar cosias, seu blog é muito fofo sempre que preciso de inspiração venho aqui!! Eu tou mexendo com o Layout e com o cabeçalho do meu blog, mas não levo muito geito e tbm não levo muito geito com Html! kkk, Floor *-* ate maiiis, entra em conto pra ve se vc pode ajudar no layout? Pf? Se dér é claro, n quero te atrapalhar :keerollen@hotmail.com
    www.garotaestiloteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  63. Eu amei, a Vitória do Bigode de Chocolate, está me ajudando a fazer meu blog! Tá ficando super legal, tomaara que visite e goste, obg :D

    http://likedreamsofgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  64. Visita meu blog! www.blogdeourovivo.blogspot.com ensino a fazer várias coisas legais para seu blog

    ResponderExcluir
  65. Eu amei as dicas e também tenho um blog visitem http://seguindo-a-moda.blogspot.com.br/ e o meu blog fala de varias coisas principalmente moda

    ResponderExcluir
  66. Oi oi oi
    já há muito tempo que tento fazer um cabeçalho simples, sofisticado, chique e vintage... procuro muita inspiraçao e todos que vejo eu digo WOW mas quando faço os meus e ponho do blog acho horrivel e desanimo... ja fiz mais de 15 cabeçalhos e no final nenhum me agrada. Adorei as dicas espero que agora consiga encontrar o cabeçalho perfeito.
    http://milcoisasmv.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  67. Muito obg pelas dicas...Ajudou Muito *--*

    ResponderExcluir
  68. adorei as dicas !

    visitem o meu blog (;

    bjs http://swt-girl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  69. amei,ultimamente to com dificuldade em criar cabeçalhos pq mudei o nome do blog,mas agr eu acho q vai ta mais fácil :D

    ResponderExcluir
  70. amei,ultimamente to com dificuldade em criar cabeçalhos pq mudei o nome do blog,mas agr eu acho q vai ta mais fácil :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...